RedFlag?

Apresentação do curso

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cidadania, saúde e cultura digital

O presente material é parte do curso presencial criado pelo Lablivre - laboratório de tecnologias livres sobre tecnologias, plataformas e metodologias de segurança de dados e de defesa de direitos sociais. No contexto político atual onde a democracia e os movimentos sociais tem enfrentado um ambiente cada vez mais autoritário e de retrocesso nos direitos sociais, em especial no período que compreende o golpe que depôs a presidente eleita Dilma Roussef ao processo eleitoral marcado pela perseguição judicial e pela fraude das fake news, que culminou na eleição do candidato de fascista. Torna-se necessário entender o funcionamento das tecnologias de informação e comunicação, principalmente nos dispositivos móveis e nas redes sociais, ambiente marcado pelo domínio da desinformação e espionagem de dados

Temos que retomar esse terreno, utilizar seu potencial de plataforma colaborativa e de empoderamento que a internet tem em oposição ao monopólio e controle de dados realizado pelas empresas, especialmente as empresas de telefonia, e as empresas de rede sociais como o Google e o Facebook (facebook, instagram e whatsapp). Para isso temos que saber como utilizar de uma maneira mais profunda os recursos tecnológicos disponíveis hoje. O foco deste material são dispositivos moveis, ou seja, celulares e tablets. Outras fontes de violações de privacidades são os computadores, notebooks e smartvs. Convém alertar que o objetivo da industria de TICs esta em desenvolver produtos e serviços para capturar e vender dados dos consumidores.

Obs: A princípio qualquer equipamento eletrônico vendido como "smart" com capacidade de conectar a internet pode ser usado para coleta não autorizada de dados, como por exemplo o Carros inteligentes.

LabLivre - Laboratório de tecnologias livres é um espaço especializada em desenvolvimento de sistemas baseados em tecnologias livres, como por exemplo plataformas de mapeamento colaborativo, aplicativos móveis, sistemas de realidade ampliada, repositórios, bibliotecas digitais e acervos expandidos.

Trabalhamos também com projetos de desenvolvimento de sites e sistemas web para rotinas de tabalho de empresas e orgãos públicos. Realizamos treinamentos, oficinas e cursos sobre desenvolvimento web, software livre, mapeamento colaborativo, cultura hacker e fabricação digital. Nossa missão é difundir, promover e desenvolver tecnologias e conhecimentos livres para a transformação e empoderamento social.

Instrutor Cláudio Alfonso: Formado em Redes de Computadores - FAP 2009, colaborador do projeto UFPA 2.0, fundador e diretor no Lablivre - Laboratório Experimental em Tecnologias Livres, fundador do FABLAB Belém - Laboratório de fabricação digital e da ParaLIvre - Comunidade Paraense de Software Livre.
- Estudante da escola pública!
- Ex bolsista PROUNI com orgulho!
- Medalha da Ordem Jus et Labor da Justiça do Trabalho - TRT8
- Vencedor do Prêmio do setor de comunicação do poder judiciário - inovação
- Vencedor do Prêmio do setor de comunicação do poder judiciário - juri popular
- Selecionado para mentoria do 3 Day Startup Checkpoint do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá
- Selecionado para incubação do REDELAB - ILDES da Faculdade de Artes Visuais da UFPA
- Selecionado para o I Encontro de Inovação para redução de homicídios do Min. da Justiça
- Audiência pública sobre SIMVIDA combate ao trabalho precário - Câmara dos deputados
- Selecionado na primeira fase do concurso do MIT #hackbrazil2018
- Vencedor do edital de aplicativos culturais do Ministério da Cultura
- Vencedor no Prêmio produção e difusão artística SEIVA 2018 Categoria Design 2o. Lugar
- Vencedor do edital #RedeLab DESAFIO DE INOVAÇÃO NA POLÍTICA: ELEIÇÕES + JUSTAS
- Selecionado bolsa de particpação no Hackfest 2018 - Ministério Público da Paraíba.
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/5838082562782549

Usem o espaço de comentário ao final da página para enviar dúvidas ou fazer adendos ao conteúdo apresentado
Também pode fala diretamente com o instrutor pelo whatsapp: 91 982884299

NOTA IMPORTANTE: Não havia como prever que logo em seguida a eleição do fascista, iriamos enfrentar também a pandemia do coronavírus onde novamente a desinformação gerada pelo governo Bolsonaro e seus aliados acarretaria numa grave crise de saúde pública contribuindo enormemente para que mais de 700 mil brasileiros perdessem a vida, e onde novamente este curso teria importante papel a cumprir.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

©2024 Lablivre. Alguns direitos reservados. Copyleft

Buscar