RedFlag?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

Avaliação de riscos:
Tentar proteger todos os seus dados de todas as pessoas e todo o tempo é impraticável e extremamente cansativo. Mas não se preocupe! Segurança é um processo, e através de planejamento cuidadoso você pode avaliaro que é o ideal para você. Segurança não se trata das ferramentas que você utiliza ou dos programas que baixa, ela começa com a compreensão de quais são as ameaças específicas que você enfrenta e como você pode combatê-las.


MODELAGEM DE AMEAÇAS:
A modelagem de ameaças o ajuda a identificar ameaças às coisas que você dá valor e determinar de quem precisa protegê-las. Quando estiver construindo um  modelo de ameaça, responda a estas cinco perguntas:

1.Que coisas eu quero proteger?
Faça uma lista de seus ativos: dados que você mantém, onde eles são mantidos, quem tem acesso a eles, e o que impede que outros os acessem. Por exemplo: seus e-mails, lista de contatos, mensagens instantâneas e arquivos são todos possíveis ativos. Seus dispositivos também podem ser ativos.

2. De quem eu quero protegê-las?
Faça uma lista de seus adversários, ou daqueles que possam ter interesse em ter acesso aos seus dados. Sua lista pode incluir pessoas, agências governamentais ou empresas. esta lista pode se tornar algo que você queira destruir após terminar sua modelagem.

3. O quão graves serão as consequências caso eu falhe?
Coloque num papel o que o seu adversário pode querer fazer com seus dados privados.

4. O quão provável é que eu precise protegê-las?
É importante distinguir entre ameaças e riscos. Enquanto uma ameaça é algo ruim que pode ocorrer, risco é a probabilidade de que esta ameaça seja levada a termo. Por exemplo, sempre há a ameaça de que seu prédio possa desmoronar, mas o risco de isso acontecer é bem maior em São Francisco (onde terremotos são comuns) do que em Estocolmo (onde eles não são). Coloque num papel quais ameaças você deseja levar a sério, e quais são tão raras ou tão sem consequências (ou difíceis de combater) que não vale à pena se preocupar.

5. Até onde eu estou disposto a ir para tentar evitar potenciais consequências?
Por exemplo, um advogado que representa um cliente em um caso de segurança nacional estará provavelmente disposto a utilizar mais recursos para proteger as comunicações sobre o caso, como por exemplo utilizar e-mails criptografados, do que uma mãe que regularmente envia à sua filha e-mails com vídeos engraçados de gatos.

Resumo

Vamos fazer um resumo rápido dos conceitos apresentados até o momento?

Segurança é a proteção a determinadas ameaças – ou riscos de falha – em nossas atividades.
Paranóia, ao contrário, é o mecanismo usado para não agir por conta de riscos reais ou imaginários.
Existe uma relação entre conforto e segurança que deve ser balanceada.

Adote procedimentos de segurança aos poucos, reduzindo os danos de forma sustentável ao invés de tentar mudanças radicais que não sejam duradouras.

Relação econômica na segurança: custo, eficácia e probabilidade de ataque.
Procedimentos práticos e eficazes tem mais chance de se tornarem culturais.

Atividades

Liste os procedimentos de segurança que você já utiliza ou atividades que você realiza, mesmo que de forma cotidiana e automática, que podem ser consideradas como procedimentos de segurança. Exemplo: andar olhando discretamente para trás de vez em quando para checar se há alguém te seguindo. Liste quais você acha que são os riscos mais prováveis à sua segurança. Quais seriam aqueles que você acha que deve combater primeiro?

Envie sua modelagem de ameaças para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e vamos avaliar e dar sugestões.

Documento de exemplo clique aqui

 

REVISE PERIODICAMENTE SUA MODELAGEM!

Sempre que houver uma mudança significativa, política ou social, ou um novo ator entrar em cena,

faça a revisão da sua modelagem de ameças

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

©2024 Lablivre. Alguns direitos reservados. Copyleft

Buscar