RedFlag?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Segurança e privacidade no Instagram

O Instagram assim como o Facebook e o Whatsapp, é de propriedade do Grupo Facebook, e o seu modelo de negócios se baseia na venda de dados e informações fornecidas, em geral não conscientemente, pelos seus usuários, portanto é uma plataforma insegura e invasiva não sendo recomendado o seu uso pessoal.

- Feche o seu perfil: Um perfil público significa que qualquer pessoa, mesmo aquela que não te segue, consegue ver suas fotos e stories. Para fechar o perfil, ou, na terminologia do app, torná-lo privado, role um pouco a tela de opções e ative a opção “Conta privada”. O rótulo dessa opção avisa que sua ativação não afeta seguidores existentes. Entretanto, após ativá-la você pode acessar a lista de seguidores e removê-los dali. Para tanto, basta tocar nas reticências ao lado do seguidor e, em seguida, no botão “Remover”. Essa ação não alerta o seguidor, embora, eventualmente, ele possa descobrir que foi removido ao acessar seu perfil e não conseguir ver suas fotos.

- Aprovação de fotos marcadas: O Instagram permite marcar amigos em fotos, da mesma maneira que o Facebook. Essas fotos ficam reunidas em seu perfil, no terceiro ícone acima das fotos. Por padrão, toda foto em que você é marcado aparece em seu perfil, mas, alterando uma opção, fotos marcadas só aparecem ali após você aprová-las. Nas opções, entre em “Fotos com você” e selecione a opção “Adicionar manualmente”. Na mesma tela, é possível tocar na opção “Ocultar fotos” e ocultar do seu perfil fotos em que você foi marcado — inclusive em lotes, ou seja, ocultando várias fotos de uma vez só.

- Compartilhamento em outras redes: De nada adianta fechar seu perfil se as fotos publicadas em seu Instagram forem parar em outras redes sociais. Um erro muito comum é replicá-las no Facebook com visibilidade pública. Para revisar ou eliminar a vinculação com outras redes sociais, entre nas opções e, lá, toque em “Contas vinculadas”. Você verá todas as redes sociais disponíveis;  as azuis estão ativas. No caso do Facebook, atente que há dois tipos de compartilhamento disponíveis, o das stories e o das publicações, cada um com seu próprio controle. No caso das publicações (fotos e vídeos do feed), certifique-se de, caso decida compartilhá-las no Facebook também, ajustar a privacidade daquela rede.

- Esconda o status de atividade: O Instagram tem um equivalente ao “visto por último” do WhatsApp, ou seja, um indicador de quando o contato abriu o app pela última vez. Fica no Direct, o bate-papo embutido da rede social. Para desativar isso, procure o item “Status da atividade” nas opções. Toque nele e desmarque o único item lá dentro. Obviamente, ao ocultar o seu status de atividade você deixa de ver quando os seus contatos estiveram online pela última vez.

- Privacidade nas stories: Dentro das opções, existe uma área dedicada a configurações das stories. Chama-se (adivinhe!) “Configurações do story”. Por ali, pode-se bloquear as stories de alguns contatos (eles continuarão vendo suas fotos e vídeos convencionais, do feed), restringir quem pode enviar respostas às stories (dá até para desativar completamente o recurso) e impedir que seus contatos compartilhem suas stories com terceiros. A última opção, se ativada, compartilha automaticamente stories do Instagram no Facebook.

Essa são orientações para melhorar a privacidade de usuário para usuário, lembrando que essas plataforma tem acesso a suas informações por outros meios e de forma direta, portanto esses procedimentos não protegem suas informações dessas plataformas e de seus parceiros, especialmente das companhias telefônicas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

©2024 Lablivre. Alguns direitos reservados. Copyleft

Buscar