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Belem é uma das 15 cidade do Brasil onde existe serviço 5G, aqui monopólio da Claro.

Como podemos ver no Mapa, o 5G já começa excludente em nossa cidade.

 

Na imagem acima temos a analise da cobertura 4G nas proximidades do bairro de Nazaré

 

Na imagem acima podemos ver a cobertura 4G nas proximidades do bairro do Parque Verde

Podemos ver nas imagens a diferença gritante de cobertura de sinal 4G entre as duas áreas. A velocidade média no centro de Belém é, em média, de 15 Mbps de download e de 5 Mbps de upload na periferia quando tem sinal é de 5mbps de download e 2 ou 3 de upload. Nesse contexto adianta distribuir chip de operadoras se não tem sinal e nem qualidade?

Qual a solução?
1. Cobrar a contrapartida das empresas de telecomunicações pois elas não estão sendo cumpridas há décadas.
2. Democratizar o acesso à Internet através de políticas públicas como o Navega Pará, praças digitais e os antigos telecentros.
3. Desenvolver serviços públicos resilientes a baixa conectividade da nossa região.
4.Apoiar os pontos de Cultura digital ??

Não há como existir carros autônomos, metaverso e nenhuma das outras leseiras do modernismo tecnológico nas periferias, esses projetos serão apenas espaços de mais exclusão.
Fonte dos dados: Aplicativo de analise OpenSignal

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Lablivre

O projeto de Elon Musk chama-se starlink, trata-se de uma constelação de satélites, cerca de 30mil, na chamada órbita baixa da terra (entre 300km a 1000 km), desta forma consegue, em teoria, fornecer acesso de baixa latência (baixo atraso) a velocidades altas (previsão do projeto é de 1Gbps) em qualquer ponto da terra excero nos polos.

Nessa constelação cada um dos 30 mil satélites tem que ser subsituído a cada 5 anos gerando uma quantidade descomunal de lixo espacial que não há qualquer planejamento para ser reciclado, gerando problema de possíveis colisões com outros satélites e foguetes além de interferência na forma de poluição visual e de sinais na observação astronômica.

A starlink está na fase de testes oferecendo uma velocidade estável de 150Mbps com picos de 400Mbps com os custos atuais de aquisição pelo usuário bem salgados, a taxa de adesão é de 99 dólares, ou seja, 562 reais pela cotação atual e além disso tem de comprar um conjunto de equipamentos com o custo de 499 dólares ou seja 2.800 reais aproximadamente, como se não bastasse ainda tem que pagar uma mensalidade no valor de 99 dólares - mais 562 reais. 4mil reais para começar a usar.

Pela análise dos custos do projeto logo se vê que a implantação em locais remotos no Brasil torna-se inviável para uso particular, tornando-se viável somente com subsídio público ou para grandes projetos de exploração mineral ou agroflorestal.

O que Elon Musk quer na parceria com o Brasil é que paguemos os custos dessa estrutura usando os recursos públicos em um serviço ainda não testado e que como todo serviço via satélite, se torna pouco útil em locais com muita chuva ou nuvens como o Brasil e a Amazônia. trata-se também de um monopólio completo da infraestrutura por uma única empresa o que, em geral, leva a problemas de transparência de dados, censura, roubo de dados e espionagem corporativa.

O serviço é caro, de logistica complexa, com dúvidas quanto a qualidade e ainda mais dúvidas em relação ao seu uso na Amazônia com tudo pago em dolar, em resumo não é um projeto para inclusão digital das pessoas, no máximo para ligar em rede empresas e grandes projetos de exploração, ou mesmo ações do crime organizado e garimpo ilegal em áreas de floresta e indígenas.

ATUALIZAÇÃO: ANTENAS DA STARLINK NA TERRA YANOMAMI

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FORMAÇÃO ACADEMICA E TÉCNICA RELEVANTE

1. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Tecnólogo em redes de computadores - Estácio de Sá (Bolsista PROUNI)
Pós graduação em tecnologias digitais para educação - Uniasselvi
Pós graduando em ciência de dados - PUC Minas
Curso de Formação em Arte + Tecnologia - TecnoPUC

2. ARTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

Curso de extensão de mediação cultural - Universidade aberta do nordeste
Curso de extensão em resíduos sólidos e meio ambiente na região metropolitana de Belém - UFPa
Curso de agente cultural - Universidade aberta do nordeste
Curso de Formação em Arte + Tecnologia - TecnoPUC
Oficina WikiLAI Acesso à informação e direitos indígenas - WIKILAI
Curso Jornalismo de Dados Ambientais - Escola de Ativismo

3. DESINFORMAÇÃO E FACT CHECKING

Curso Desinformação e fact-checking em tempos de COVID-19 na América Latina e no Caribe - UNESCO
Oficina WikiLAI Acesso à informação e direitos indígenas - WIKILAI
Oficina de checagem de dados - Agência Lupa e TRE Pará
Curso Jornalismo de Dados Ambientais - Escola de Ativismo

ATUAÇÃO SOCIAL

Agente de cultura registrado no SNIIC AG-1552
Representante do setor de cultura digital no comitê estadual da lei Aldir Blanc (2020)
Representante do setor de cultura digital no comitê estadual da lei Paulo Gustavo (2023)
Delegado do setor de artes digitais no orçamento participativo de Belém (taselado)
Fundador e ex-diretor do Fablab Belém (laboratório de fabricação digital)
Fundador e diretor da Paralivre.org (comunidade paraense de software livre)
Fundador e coordenador do Lablivre.org (laboratório de tecnologias livres): Espaço cultural SNIIC ES-29 e ponto de cultura digital certificado Secult-Pará.

EVENTOS, ATIVIDADES E PROJETOS DESENVOLVIDOS.

Oficina de desenvolvimento de aplicativos culturais indígenas
Resumo: Oficina para criação de aplicativo sobre cultural indígena
Link: http://casaraodememorias.blogspot.com/2015/05/lancamento-aplicativos-indigenas.html 

Criação de repositório digital sobre o Círio de Nazaré
Resumo: Repositório de imagens, cartazes, vídeos, textos, teses e livros sobre o Círio de Nazaré
Link: http://casaraodememorias.blogspot.com/2014/11/biblioteca-do-cirio-conheca-biblioteca.html 

Meia maratona hacker de gênero.
Resumo: Evento de criação de projetos em defesa dos direitos das mulheres
Link: https://ww2.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=10106

Criação de repositório digital sobre Vicente Salles
Resumo: Repositório com as obras do escritor Vicente Salles
Link: https://vicentesalles.wordpress.com/noticias-biograficas/ 

Atualização e manutenção de repositório digital UFPA2.0
Link: https://ufpadoispontozero.wordpress.com 
Resumos: Repositório com teses, textos, livros e vídeos da UFPA

Conteúdo multimídia para realidade aumentada do Arco Triunfal.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=pz371QdTVPY 
Resumo: Plataforma de conteúdo virtual sobre a obra antonio landi

Workshop sobre realidade aumentada. Evento: Virada Cultural Belém
Link: https://www.doity.com.br/vcbelem-realidadeaumentada 
Resumo: minicurso sobre realizada aumentada

Experiências urbanas, inclusão internacional e tecnologias de realidade aumentada. IBICT / UFPA / UFSCAR.
Link: http://www.ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/item/1498-ibict-participa-da-12-oficina-de-inclusao-digital 
Resumo: Apresentação dos resultados sobre pesquisa de realidade aumentada no centro histórico de Belém

Democratizando tecnologia. Evento: Democratização de Tecnologias.
Link: http://pctguama.org.br/?p=1995&lang=pt 
Resumo: Debate sobre democratização das tecnologias de informação e comunicação

Hackeando rios. Evento: Hackeando Rios.
Link: http://pctguama.org.br/?p=2209&lang=pt
Debate sobre os projetos de laboratórios de inovação hacker na Amazônia

Exposição VOZES DO PASSADO.
Link: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2018/09/08/exposicao-vozes-do-passado-apresenta-aplicativo-que-conta-historia-de-belem.ghtml  
Resumo: Exposição artística cultural resultante do Prêmio SEIVA de produção e difusão artística 2018

Criação do portal do Seminário Brasileiro de Museologia (SEBRAMUS)
Link: https://www.redemuseologia.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=419
Resumo: O Seminário Brasileiro de Museologia (SEBRAMUS) tem como objetivo proporcionar discussões acadêmicas, contribuindo para a divulgação qualificada da produção científica dos professores e pesquisadores da área.

Protegendo o patrimônio cultural com software livre.
Link: https://bacana.news/curro-velho-realiza-oficina-sobre-a-protecao-do-patrimonio-cultural-com-o-software-livre/ 
Resumo: trocar experiências e práticas sobre os conceitos de patrimônio cultural e de cultura hacker, e de como eles se articulam como ferramentas para divulgar e proteger o patrimônio cultural. 2020

A ARTE VIRTUAL, NOVAS VISÕES DA ARTE COM REALIDADE VIRTUAL
Link: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:N1l1zkfb4gwJ:https://oficinasfcp.live/index.php%3Foption%3Dcom_spsimpleportfolio%26view%3Ditem%26id%3D65:arte-virtual%26Itemid%3D105+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=ubuntu
Resumo: Formas livres e gratuitas de trabalhar o uso da realidade virtual para a digitalização do patrimônio cultural e a expressão da arte.

RECONHECIMENTOS E DESTAQUES

• Edital Aplicativos culturais do Ministério da Cultura 2017. Premiado.
• Desafio de inovação na política eleições + justas 2018. Vencedor.
• Prêmio SEIVA de produção e difusão artística 2018. Premiado.
• Edital Pontos e pontões de cultura. Lei Aldir Blanc 2020. Premiado.
• Edital Abraçando os pontos de cultura do Pará. 2020. Premiado.
• Eleito representante do setorial de cultura digital para o comitê estadual do Pará de emergência da Lei Aldir Blanc.
• Eleito representante do setorial de cultura digital para o comitê estadual do Pará de emergência da Lei Paulo Gustavo.
• Eleito delegado do setorial de arte digital no TáSelado da Prefeitura Municipal de Belém.

Bolsa de participação Hackfest 2018
data do reconhecimento ago. de 2018 órgão emissor do reconhecimento Ministério público da Paraíba - MPPB
descrição do reconhecimento Bolsa de inscrição, passagens e diárias para participar do Hackfest 2018
LINK: https://youtu.be/ZQ8W5btk8pQ?t=80

Selecionado para mentoria do 3 Day Startup Checkpoint Program in Belem
data do reconhecimento mar. de 2017 órgão emissor do reconhecimento 3 Day Startup
descrição do reconhecimento Congratulations! We were impressed with your application, and have elected to offer you a space at the 3 Day Startup Checkpoint Program in Belem! Only 30% of applicants were accepted, so this is quite an achievement. By joining 3 Day Startup, you become part of a global community of inspired makers and doers that are changing the world.

Bolsa de participação na 13 Oficina de Inclusão Digital
data do reconhecimento jun. de 2016 órgão emissor do reconhecimento 13OID
descrição do reconhecimento Bolsa incluindo passagens, hospedagem e alimentação para participar da 13 oficina de inclusão digital

SIMVIDA selecionado para o I Encontro do Laboratório de Participação e Inovação para redução de homicídios
data do reconhecimento out. de 2015 órgão emissor do reconhecimento LabPI - Ministério da Justiça
descrição do reconhecimento Projeto de combate ao trabalho precário e infantil, SIMVIDA foi selecionado para o I Encontro do Laboratório de Participação e Inovação para redução de homicídios pelo LabPI do Ministério da Justiça, apenas 10 projetos foram selecionados em todo Brasil.
LINK: https://www.sitedaseguranca.com.br/2015/10/23/mj-seleciona-projetos-de-tecnologia-da-informacao-para-uso-em-seguranca-publica/

SIMVIDA vencedor Prêmio nacional de comunicação e justiça - Inovação
data do reconhecimento jun. de 2015 órgão emissor do reconhecimento CONBRASCOM
descrição do reconhecimento Vencedor na categoria inovação com o SIMVIDA desenvolvido para o Tribunal Regional do Trabalho da 8 Região. Tanto no Júri oficial quanto no voto popular.
Link: http://fncj.org.br/2015/05/454/ 
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FxUYPduhggk

SIMVIDA vencedor Prêmio nacional de comunicação e justiça - Júri popular
data do reconhecimento jun. de 2015 órgão emissor do reconhecimento CONBRASCOM
descrição do reconhecimento Vencedor na categoria júri popular com o SIMVIDA desenvolvido para o Tribunal Regional do Trabalho da 8 Região. Tanto no Júri oficial quanto no voto popular.
Link: http://fncj.org.br/2015/05/454/ 
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FxUYPduhggk

Lablivre receber a Medalha Jus et Labor Grau Cavaleiro
data do reconhecimento set. de 2014 órgão emissor do reconhecimento Tribunal Regional do Trabalho da 8 Região
descrição do reconhecimento Por relevantes serviços prestados ao Brasil e a Justiça do Trabalho. Desenvolvimento do Sistema de mapas virtuais sobre acidentes de trabalho - SIMVIDA
Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10201864376045939.1073741845.1679314127&type=3

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OFICINA: Oficina de cidadania e cultura digital
INSTRUTOR: CLÁUDIO ALFONSO
PROJETO ABRAÇANDO OS PONTO DE CULTURA

PARA ACESSAR AS OBRAS ABAIXO É NECESSÁRIO UTILIZAR UM LEITOR DE QR CODE OU NOSSO APLICATIVO EDUCAR.

BAIXE O APLICATIVO EDUCAR NESTE LINK

COMO USAR O APLICATIVO EDUCAR: https://www.youtube.com/watch?v=HREx89iZjCY

 

 

Aluno: Augusto Cezar Abreu Ramos

COMO ACESSAR: Leia o código abaixo utilizando um aplicativo leitor de qr code

Descritivo: Bandeira paraense feita por formas geométricas. O aplicativo de calculadora 3d permite que essa construção possa ser vista em realidade aumentada a partir da câmera do celular.

Obra:

 

Aluna: Flávia Pereira de Oliveira

COMO ACESSAR: Leia o código abaixo utilizando um aplicativo leitor de qr code

BAIXE O APLICATIVO EDUCAR NESTE LINK

Descritivo: Arquivo dos Projetos culturais do município de São Miguel do Guamá. Curso de realidade virtual Temática cultural Algumas apresentações.

Obra:

 

Aluna: Ana Luiza Cabral Costa

COMO ACESSAR: Leia o código abaixo utilizando um aplicativo leitor de qr code

Descritivo: Parque Seringal em Ananindeua Imagens 360 e audio gravados no local dia 04/06

Obra:

Aluno: Gabriel Silveira

Descritivo: Curso de realidade virtual. Aluno: Gabriel de Castro Silveira. Qr code: Curiosidades do Museu Emilío Goeldi

Obra:

 

Aluna: Conceição de Maria Almeida Soares Cruz

Descritivo: Curso de realidade virtual Temática cultural Lenda do Muiraquitã

Obra:

 

Aluno: Jean Gabriel Siqueira de Miranda Diniz

Obra1:

ABRA O LINK ABAIXO NO SEU CELULAR E APONTE PARA A IMAGEM ACIMA

https://jeangabrielbelem.github.io/ribeirinhomil4jnow9/

Obra2:
Descritivo: Poema arte poética

 

Aluno: Franco de Miranda Sério Neto

Obra1:
Descritivo: Exercício com a plataforma AR.JS STUDIO

 

ABRA O LINK ABAIXO NO SEU CELULAR E APONTE PARA A IMAGEM ACIMA

https://franco-serio.github.io/quadro22sg6v/

Obra2:

COMO ACESSAR: Leia o código abaixo utilizando um aplicativo leitor de qr code

BAIXE O APLICATIVO EDUCAR NESTE LINK

Descritivo: Breve histórico do Magueirinho (Arena multiuso Guilherme Paraense)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aluna: Lucia Helena Martins da Costa Mart

COMO ACESSAR: Leia o código abaixo utilizando um aplicativo leitor de qr code

BAIXE O APLICATIVO EDUCAR NESTE LINK

Descritivo: Mapeamento de pontos de venda de Tacacá

 

 

COMO ACESSAR: Leia o código abaixo utilizando um aplicativo leitor de qr code

BAIXE O APLICATIVO EDUCAR NESTE LINK

Aprovada a lei do sistema estadual de cultura

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No dia 29 de abril foi aprovada a lei que cria o Sistema Estadual de Cultura do Pará (SEC). Com esse sistema fica instituída uma nova política financiamento, valorização e fortalecimento da cultura paraense, mais democrática, abrangente e descentralizada cujos pilares principais são o conselho, o plano e o fundo estadual de cultura. Essa lei é fruto da articulação de diversos movimentos sociais, com destaque para o Fórum de Culturas do Pará e do Grupo de Trabalho do SEC formado pelo movimento social, entre eles, o Projeto Circular, o Fórum de Teatro, a representação dos servidores da Cultura, a área de museus e educação patrimonial, o Fórum de culturas do Pará, o LABLIVRE, e pelos representantes dos órgãos culturais do governo do estado (SECULT, FCP eFUNTELPA). O projeto de lei (PL) foi de autoria da Deputada Marinor Brito (PSOL), Presidenta da comissão de cultura da ALEPA, que contemplando todo o debate coletivo, sintetizou-o numa proposta que foi aprovada pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado.

Com os instrumentos criados pelo SEC, inicia-se uma nova história para o fortalecimento dos agentes fazedores de cultura, uma vez que estabelece uma política clara e permanente de financiamento e de gestão democrática das policias públicas para o setor, trazendo para as mãos do conselho, criado pela lei, e composto em sua maioria pelos fazedores de cultura, o protagonismo desse processo.

A aprovação dessa lei, num contexto de destruição e sucateamento de órgãos e instrumentos culturais como o MINC e o FNC, traz uma importante alento para o setor cultural do estado, sinalizando o fortalecimento desse setor e de seus agentes culturais, no que pese no momento a tragédia da pandemia do COVID-19 que estamos atravessando.

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